Imagem capa - COMO PRESTAR UM BOM ATENDIMENTO PARA SEU CLIENTE? por Armando Júnior
Fotografia

COMO PRESTAR UM BOM ATENDIMENTO PARA SEU CLIENTE?

Tudo começa com a boa e velha saudação “bom dia, boa tarde e boa noite”; e não estou fazendo palhaçada, ser educado em uma conversa é primordial e mostra profissionalismo da sua parte, além é claro que tem uma grande chance de cria empatia nas primeiras palavras trocadas por vocês. Isso é o início entro os inícios, porquê tô falando isso? É simples, existem algumas portas em uma conversa (principalmente quando a outra pessoa é um potencial cliente) que estão fechadas e é preciso que você abra-as, bom novamente nada disso é uma formula mágica que funcionará sempre, não existe uma receita de bolo para tudo, pense nessas dicas como uma direção, que poderá te ajudar na caminhada toda vez que se sentir perdido e não saiba para onde ir, traduzindo para o nosso caso, quando não souber o que falar ou começar uma conversa. Vamos começar a abrir algumas dessas portas!





olhem esse exemplo onde converso com uma potencial cliente. Observe o quanto estamos em sitônia, será que é por acaso? Ou talvez eu forjei essa imagem pra postar aqui? Bom, nesse momento vocês precisam acreditar em mim e na minha palavra. O importante aqui que eu quero que todos vocês prestem atenção é que estou usando o whatsapp para o atendimento, essa parte da conversa não é o início, e utilizo do áudio para conversar com ela, porquê gosto e me sinto melhor falando por áudio do quê por texto e também ganhamos em fluidez na conversa. Passa mais confiança para a pessoa do outro lado do app ouvir uma voz, saber que é mesmo uma pessoa falando com ela.

Percebam também que em nenhum dos áudio que enviei estou me preocupando com questão de tempo. Por aqui é pra ser um conversa mesmo, e mandar um áudio de 1 minuto é muito melhor do 5 de 3 de 20 segundos.




Para mim existem três tipos de pessoas quando o assunto é conversar, falar, dialogar, bater um papo... chame como quiser ou como conhecer. O primeiro são as pessoas DESENGONÇADAS (não tem dificuldades em conversar, interagir em nenhum grau)  e sinceramente é muito difícil encontrar alguém assim, porque sempre temos receio de alguma coisa, e nos coloca o segundo tipo que as pessoas ADAPTÁVEIS (Sem problemas para começar uma conversa, mas trabalhar algum problema de comunicação), essas são mais comuns, tem facilidade para conversar, mas tem alguma trava em algum tipo de situação ou momento, e isso é normal, faz parte do pacote do ser humano, sempre temos alguma complicação e isso nos leva ao terceiro tipo de pessoa os TRAVADOS (problemas em se comunicar, em quase todos tipos de meios comunicativos), são pessoas que sentem muita dificuldade em começar uma conversa, cria-las e até mesmo serem abordadas. Bem, sabendo disso o primeiro passo é você ser totalmente sincero com sigo mesmo(a) e descobrir que tipo de pessoa em relação a comunicar é você, então você já sabe?


Agora que você sabe como é no quesito “conversar”, podemos continuar. Vou abordar dicas para cada tipo de profissionais que falamos acima, (entendam pessoas como profissionais no nosso caso). Se você é um(a) desengonçada, podemos dizer que falar não é seu problema né mesmo? Mas sim, como e o quê dizer para seu cliente em um bate papo profissional (principalmente se o assunto for um pedido de orçamento), então como já falamos logo no início, comece sempre com muita educação e cordialidade, Olá, oi, Sr., Sra., bom dia... em que posso ser útil, ajuda-la(o) (e aqui você pode adotar uma linguagem coloquial ou informal) fica a sua escolha, isso dependerá do grau de instrução dos clientes que normalmente atende, depois desse início e com o decorrer da conversa, você deve avaliar se o cliente lhe deu liberdade para conversar mais abertamente, se sim; você notará um fluidez na conversa e saberá que conquistou a atenção dela, palavras e/ou frases que eles enviam pode ser notadas como uma aceitação, tipo: (Chamá-los pelo nome sem pronome de tratamento; ah que ótimo estou adorando falar com você; você é muito atencioso(a); adorei seu trabalho; tudo certo, queria saber mais sobre... entre outras). Essa abordagem pode ser seguida pelas pessoas ADAPTÁVEIS E TRAVADOS, com uma ressalva, se você tem problemas com comunicação (falar com pessoas, conversar...), prepara um texto padrão de possíveis situações (perguntas) que seus cliente podem te fazer, isso vai te ajudar a destravar e ter um conversar mais fluída com eles, com o tempo você nem precisará mais dos textos, pense neles como uma nota que poderá consultar toda vez que não se sentir 100% seguro de fazer aquilo. E saber conversar com seus cliente e pior ainda, os seus possíveis clientes, aqueles que ainda tem que conquista-los, é primordial na hora de fechar um negócio, principalmente o nosso negócio. Vende fotografia é mais difícil do que parece. Tratamos diretamente com pessoas reais, igual á nós, que tem diversos problemas, e milhões de possíveis desculpas que criarão se não se sentirem seguras ou conquistadas por nós, por isso o primeiro contato é primordial para o fechamento do job.


Isso tudo é muito importante para ser seguido como um ponta pé inicial, um norte, uma luz no fim do túnel. Só que o mais importante mesmo em um conversar com seu cliente, uma conversa com uma pessoa, que tem problemas, que pode estar em um momento muito bom da sua vida ou muito ruim, pode está feliz ou triste, com raiva ou alegre... enfim, estamos tratando de ser humanos, pessoas normais que tem problemas normais, e elas precisam sentir que nós também somos assim! Por mais que seja um profissional que está falando com elas, sejamos transparentes, sinceros, verdadeiros. Busque entender seus clientes, antes de atendê-los. Se você fizer isso, tenha certeza que estará na frente de mais da metade dos profissionais do mercado e não estou brincando com você. De cada 10 fotógrafos 1 procura entender primeiro seus clientes para depois atendê-los! Então faça seu melhor sempre, e no final do dia quando estiver com a cabeça em cima do seu travesseiro, você saberá que fez tudo certo!