Imagem capa - Arte da fotografia feminina – os três grandes estilos. por Armando Júnior
Fotografia

Arte da fotografia feminina – os três grandes estilos.


O que é a fotografia feminina?


Na fotografia feminina trabalhamos com a autoestima, que na maioria das vezes é baixa e a expectativa da modelo e cliente é aumentá-la, se sentir linda, poderosa, deslumbrante... mas não é uma tarefa fácil, já que essa mesma mulher vem de uma sociedade que a descrimina e ofende por possuir características que não se enquadram com as da sociedade. Não se enganem que esse “descaso” acontece entre rico e pobre, isso é pra classe social, outro assunto! Estamos falando de pessoas comuns denegrindo pessoas comuns, fazendo bulling, criticando duramente uma menina, que vai crescer ouvindo isso e chegar à adolescência e na vida adulta pensando que é feia, que não vai conhecer ninguém porque o fato de ela ter ouvido todos falar que não ter uma “bunda”, “seios” grandes, um olho claro, um cabelo “bonito”, ser “gordinha” ou “magra” demais... fora outros que nem me atrevo à escrevê-los aqui é o motivo para que tudo de errado na vida dela esteja acontecendo. Isso baixa a autoestima de qualquer pessoa tão rápido que pode ser irreversível.

Muitas vezes são mulheres com esses problemas que procuram um fotógrafo para fazer uma sessão e poder vê que todos aqueles comentários não eram verdade, por que com todas as informações, centros e leis que ajudam e apoiam às mulheres, comentários de mulheres como elas falando o quão transformador foi fazer uma sessão fotográfica, que ela se sentiu linda em cada foto, ela acreditou no poder do dia de fotos transformador, no olhar profissional de um fotógrafo, de um verdadeiro profissional. Antes de qualquer passo, certifique-se que o fotógrafo que escolheu lhe atente em tudo que precisa.


Os três grandes estilos


Hoje, para no meu entendimento e seguindo as tendências e atualidades, trabalho e acredito que os três grandes estilos da fotografia feminina baseiam-se no que abordaremos abaixo. Claro que como em qualquer outra área da fotografia, à mudanças e inovações constantes, porém elas se dão dentro do macro de cada estilo, vamos lá:


1. Foto sensual

Subdivide em seminu e nu artístico (indicado para mulheres de qualquer idade que sejam “maiores de idade”) e tem como base fundamental mostrar o, quão bonita e linda cada mulher é, sensual, imponderada, segura, forte ela pode ser e se ver assim, é o objetivo do dia de fotos. Aumentar a autoestima da mulher que já sabe o quanto é linda e, claro, mostrar e provar para a mulher que não estar em seus melhores dias, com a autoestima baixa, e com pessoas ao seu redor fazendo com que esse problema seja amplificado, que ela pode sim, sentir-se linda e especial, pode transformar a forma como se vê e com as outras pessoas as ver.


1.1 Nos bastidores

Tudo na vida tem suas variantes e na fotografia não poderia ser diferente, principalmente na fotografia feminina. É um trabalho lindo e emocionante, porém muito perigoso. Ao se fotografar uma mulher em uma sessão sensual, tem que ter o absoluto cuidado de nunca deixar desconfortável a modelo (que em grande maioria são mulheres que nunca ficaram diante de uma câmera), há um cuidado com cada posição, cuidado para que a linha tênue que divide sensual e vulgar não se misture. Cada gesto, olhar, posição dos dedos, mão, braços e corpo é pensado na imagem.

Outro fato muito importante sobre a foto sensual é que a modelo não precisa estar nua para que uma foto fique sensual, muito pelo contrário, a sensualidade vem de muitas partes da modelo que não necessariamente precisa ser o corpo inteiro; a boca, o olhar, um sorriso, a posição da mão, da cabeça... Tudo na mulher é sensual, cabe ao profissional explorar a beleza que existe e fazê-la florescer.


1.2 Locais

Quando se trabalha com a intimidade de alguém, precisa-se de privacidade, uma equipe profissional e de confiança, o mínimo de pessoas estranhas possíveis, para que a modelo não se sinta desconfortável. Pensando nesses detalhes, alguns cuidados devem ser tomados para que não haja problemas no dia de fotos:


*Locais impróprios: locais públicos, espaços públicos, estúdios conjugados, locações abertas... e todo local que possa constranger a modelo. Você cliente pode e deve fazer indicações de locais ou não aceitar fazer as fotos se sentir constrangida por qualquer situação.

*Locais adequados: Estúdio fechado, locação interna (quarto de hotéis, pousadas, casa), praia afastada de banhistas... Todos os locais que haja total segurança e privacidade para a modelo e ela se sinta confortável com o ambiente.


Esses cuidados irão impactar diretamente no resultado das fotos, positiva ou negativamente para o fotografo que não terá o melhor resultado, fotos envolventes e naturais, assim como não será recomendado para futuros trabalhos e para a cliente, que primeiro não terá uma boa experiência em sua sessão fotográfica, não alcançará o objetivo que procurava; a qualidade das fotos não será boa por que ela não se sentiu bem com a experiência e a transformação que  recebeu no dia de fotos. Então colega fotógrafo, lembre-se que você não estar fotografando somente uma mulher, você fotografará uma flor que necessitará ser preparada, regada de atenção e boas energias, que precisa ter confiança em você para que no dia da sessão ela esteja livre e se entregue para viver intensamente a experiência do dia de fotos.


2. Foto Retrato Clássica ou foto clássica/retrato.


O retrato é detalhe, é capturar a beleza de uma mulher e transformar em sentimentos. O olhar, a boca, o sorriso, os cabelos ... tudo se torna um no resultado final. Para quem é muito tímida é um ótimo estilo para se fotografar a beleza e trabalharmos a autoestima, já que o enquadramento aqui não é feito de corpo inteiro e sim em grande maioria do busto ao rosto (uma espécie de padrão criado e que caracteriza esse estilo) lógico que há exceções, como por exemplo, um retrato com o enquadramento pegando praticamente o corpo todo da modelo, esse tipo de foto acontece bastante na fotografia contemporânea e isso irá depender diretamente do gosto da cliente e a proposta das fotos. O importante é falar que a principal diferença com a foto sensual é que neste estilo a roupa é um item quase que obrigatório.


2.1 Locais

Como falado, à roupa é um item quase que obrigatório, com isso o local que será realizado a sessão pode ser qualquer um, desde um estúdio até uma praia, com muitas pessoas ou nenhuma, novamente isso dependerá do gosto da modelo e a proposta do dia de fotos. O importante é que nesse tipo de ensaio as mulheres que sentem mais vergonha podem se soltar mais sem se preocupar se alguém estar vendo algo do seu corpo que ela não goste e aproveitar intensamente a experiência de uma sessão fotográfica com fotos lindas e maravilhosas!


3. Boudoir


Esse é um estilo muito lindo de trabalhar, porém tem uma série de cuidados a serem tomados para que fique perfeito. O boudoir é uma mistura linda e delicada do sensual com clássico quase que compondo uma cena de romance e hoje vemos a mistura do sensual com o contemporâneo onde todos os elementos existem, mas os cenários podem mudar um pouco além do normal, como fazer um boudoir no meio de uma floresta é um exemplo do contemporâneo nesse estilo, mas é uma vertente da foto sensual, posso dizer que a raiz desse estilo. Foi um estilo criado na pintura, onde era eternizada a delicadeza das mulheres poderosas, ricas, dentro de seus aposentos, muitas delas no quarto de visita (que era destinado a receber a visitas de suas amigas), um quarto só para esse tipo de reunião e, todo o cenário junto com a modelo se tornam um só.

A fotografia também adotou e adaptou essa arte, não precisando mais ter um quarto único para esse fim, mas se podendo agora construir inúmeros cenários e fotografar sensualmente, delicadamente e com aquela pitada de romantismo as mulheres que se viam nele, que gostam de cenários extravagantes, antigos, novos, diferentes e serem dirigidas de forma a dividir sua beleza e sensualidade com o ambiente.

Nesse tipo de fotografia o fotógrafo tem que não apenas conhecer de técnicas fotográficas e da forma como tratar e dirigir sua modelo, mas tem que conhecer bem a proposta que aquela mulher busca para suas fotos, com a forma e aparência que ela quer, a mensagem que quer passar visualmente. Agora não é apenas captar a sensualidade da sua cliente é, além disso, dar vida ao cenário e deixar ele com a mesma sintonia da modelo. Não é nada fácil, porém, não impossível.



Espero ter ajudado e estou à disposição para tirar dúvidas e/ou conversar individualmente.



Então minhas queridas, lindas e belas modelos. Era isso que tinha para transmitir a vocês, espero que gostem e, por favor, comentem (críticas estão valendo, sempre são bem vindas) então deixe sua opinião para contribuir com todos!