O que fazer na hora de contratar um bom fotógrafo?
O que fazer para não contratar um fotógrafo errado?

Tenho 80% de certeza que essa pergunta nunca passou pela sua cabeça, e quando passou já era tarde. Não se preocupe, esse tipo de situação acontece com a maioria das pessoas pelo mundo e dificilmente vamos pensar nessa questão de imediato, isso demanda tempo, controle, pesquisa e muita paciência (caso você queira contratar um bom profissional). Bom, estou falando isso por que preciso que você sabia que as coisas não são simples e que pequenas coisas podem se transformar em grandes problemas quando falamos de serviços fotográficos e de bons profissionais no mercado.
Primeira medida a ser tomada.
Antes qualquer coisa você precisa ter calma. Ser paciente, pensar bem nas escolha e fazer pesquisas. Essas são medidas extremamente importantes na hora de contratar o serviço de um profissional, principalmente na fotografia que existem muitas pessoas se denominando "fotógrafos" mas não sabem qual a verdadeira essência da profissão. Vou pedir que prestem muita atenção a partir deste momento, vou detalhar passo a passo as ações que ajudarão você a se livrar de uma vez por todas dos falsos profissionais.
1. Não feche contrato de imediato
Isso é verdade pessoal, se você fechar um contrato seja com um fotógrafo ou qualquer outro profissional de primeira sem antes fazer ao menos uma breve pesquisa sobre o mesmo, tem 50% de chance de você não ser atendida de uma forma boa e/ou não receber os produtos que foram prometidos. Até mesmo quando este profissional foi indicado por um amigo(a) seu.
Falo isso porque hoje com a facilidade da internet é muito fácil de você conhecer um pouco de uma pessoa, e quando se trata de um fotógrafo profissional é muito mais fácil de encontrar dados sobre ele, lugares como INSTAGRAM, FACEBOOK, PINTEREST, TUMBLR, e vários outros endereços de redes sociais (principalmente de fotos) vai ter um perfil deste profissional. Essas locais são seus portfólios onlines e lá vocês conhecem muito do fotógrafo (estilo, nicho, comportamento, comentários de clientes...), dados que fazem toda diferença na hora de decidir se irá contratar ou não.
2. Quando sei que aquele fotógrafo é o melhor pra mim?
Após conhecerem mais do profissional que pretendem contratar é a hora de entrar em contato para conversar e discutir os detalhes com ele (principalmente se você nunca fotografou ou já teve uma experiência anterior ruim). Pergunte tudo que queira, tudo que esteja te deixando com dúvidas ou receios (não existe pergunta errada e sim profissional despreparado), a atenção que o fotógrafo lhe der é a importância que ele dará para seu dia de fotos.
Dessa forma, se o profissional não estiver demonstrando interesse no seu atendimento, em te atender bem, ele não fará uma boa sessão, já que você não é prioridade dele ou como na maioria dos casos esse fotógrafo não ama o que faz e sempre terá um péssimo atendimento, impactando diretamente na entrega dos seus serviços e produtos. Cai entre nós, você não quer passar novamente ou ter uma primeira experiência ruim em uma sessão fotográfica, não é mesmo?
3. Escolhi o Fotógrafo, ele é o certo, o que faço agora?
Bem, agora você já tomou todas as medidas para se prevenir de escolher um mal fotógrafo. Nesse momento (assinatura do contrato) aproveite para conversar pessoalmente com o profissional, seja marcando em um local público que lhe deixará você se sentindo mais segura(o) ou marcando no estúdio/escritório deste fotógrafo (nesse caso leve alguém para lhe acompanhar se isso te deixará mais confortável. O que estou dizendo aqui, é que você está no seu direito de se sentir segura(o) e um bom profissional vai indicar que faça isso.
Cuidado na hora de assinar o contrato, leia atentamente as clausulas do mesmo e veja se lhe agrada, caso não esteja do seu gosto converse com o fotógrafo para que as ajeite e assim você possa assiná-lo (esse não é um motivo que faça você procurar outro profissional e sim uma conversa já resolve), lembre-se que você já o escolheu com cuidado e é esse profissional que quer. Outro ponto a ser visto com cuidado é o pagamento, esse item tem que está bom para ambos e não falo aqui no valor e sim nas condições. Na maioria das vezes esse item é acordado por ambas as partes, mas vou deixar aqui um sugestão.
4. Pagamento
Para a forma de pagamento à vista faça de 2 maneiras: a) 2x, 50% na assinatura do contrato e 50% na entrega do serviço; b) 3x, 30% na assinatura do contrato, 30% 1 mês ou 1 semana antes do dia de fotos e os 40% na entrega do serviço, essa medida é boa para ambas as partes, principalmente se é a primeira vez que você contrata o serviço desta pessoa. Agora para pagamento no cartão no débito ou crédito, tem que ser pedido para que o fotógrafo coloque no contrato para que caso algumas das partes descumpra alguma clausula e precise ou não ser devolvido ou até mesmo feito um reajuste esse esteja devidamente documentado.
Essas são as dicas que queria passar para vocês. Espero ter ajudado de coração!
Ei, DEIXA TE FAZER UM CONVITE?
Agora queria te fazer um convite, gosto de proporcionar experiências únicas no dia de fotos de uma pessoa, gostaria de saber se você não quer saber mais sobre meu trabalho e até mesmo viver essa experiência, sem pagar nada por isso! Calma que não é história não. Minha proposta pra você é a seguinte: você vem conhecer mais do meu trabalho, vive essa experiência incrível e só me pagar se você gostar de tudo que viveu e claro do resultado das minhas fotos! Então topa essa embarcar nesse dia especial? Se quiser saber mais clica no link abaixo e viva tudo que merece.